terça-feira, 25 de setembro de 2012

Segundo Mês!

Postado por Unknown às 13:10
O nome enjôo matinal não revela toda a verdade: ele pode durar o dia inteiro! As náuseas, que às vezes começam no primeiro mês, aumentam muito no segundo. São mais comuns de manhã, quando o estômago ainda está vazio. A salivação também aumenta, o que piora a sensação de ânsia de vômito.

Junto com tudo isso, vem a sensibilidade aos cheiros. Ou até a um simples pensamento sobre comida: enquanto você fica louca por algumas receitas, só de pensar em outras tem vontade de pôr o fígado para fora. O grande culpado de tudo isso são os hormônios. Faça várias pequenas refeições por dia e respire fundo, que vai passar.

No primeiro trimestre, também é comum sentir sonolência ou ficar irritada por bobagens. Os hormônios têm a ver com isso também, mas a principal causa é a diminuição dos níveis de glicose no seu sistema nervoso.

Quando esses sintomas atrapalham a sua vida, o médico pode receitar medicamentos para ajudar.Como este é um período crítico para o desenvolvimento do bebê, é fundamental evitar álcool, remédios, drogas, cigarro (até a fumaça!) e tratamentos estéticos.

Nem pense em tingir as madeixas agora. O jeito é deixar a raiz do cabelo aparecer. Comportamentos inadequados põem em sério risco a saúde do seu bebê.

Não se estresse se o ponteiro da balança subir um pouquinho nessa fase. Ou descer: é comum algumas mulheres emagrecerem nessa fase por causa dos vômitos. Também é normal espinhas aparecerem no rosto ou nas costas. Os hormônios da gravidez deixam a pele mais oleosa, facilitando a acne. Isso deve melhorar no quarto mês e, depois que o bebê nascer, some de vez.

A essa altura, seu útero está com o tamanho de uma laranja e você pode sentir sua cintura aumentar. Se for a primeira gestação, dificilmente a barriga aparece agora. Se os seios estiverem pesados e doloridos, use um sutiã reforçado para segurar a onda.

Lista do mês:
- Programar-se para fazer pequenas refeições ao longo do dia, ajudando a combater os enjôos
- Ficar atenta a todas as bulas de remédios e cosméticos e fugir do que não é seguro para grávidas
- Comprar sutiã confortável e reforçado para diminuir a sensação de peso nos seios
- Marcar o quanto antes a primeira consulta pré-natal

0 comentários:

Postar um comentário