terça-feira, 8 de abril de 2014

Semanas X Meses

Postado por Unknown às 09:29

Essa é uma pergunta que escuto frequentemente das pessoas: -Com quantos meses Vc está? É complicado responder pois a contagem médica é feita por semanas e não por meses. Por este motivo pesquisei como funciona essa contagem e a conversão dela de semana para meses.

Se Vc está perdida com esse cálculo, aqui tem uma calculadora que vai te ajudar a saber em qual mês gestacional Vc está.

Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas. Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozoide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação. É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas. Ou seja, provavelmente duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado. O cálculo também é feito por semanas, ao invés de meses. Por exemplo, 4 semanas é igual a 28 dias, que resulta em mais ou menos um mês. Isso, é diferente do mês que estamos acostumados, que em geral tem 30 ou 31 dias, o que dificulta a contagem.
A data prevista (ou estimada) para o parto é o dia em que se completam as 40 semanas. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte. Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas você deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto.
É bom lembrar também que todo processo de gestação envolve uma série de mudanças e influências que não são iguais em todos os casos. Alimentação, exercícios físicos e coisas ruins como stress, depressão e etc., influenciam diretamente na “contagem do bebê”, ou seja, no amadurecimento da gestação. Mesmo com essas diferenças nas datas, o pré-natal é muito importante para que se tenha uma gravidez tranqüila e um ótimo desenvolvimento do seu bebê.


0 comentários:

Postar um comentário