quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

E o medo da Curva Glicêmica?

Postado por Mah Menezes às 15:56
Vejo muitas gravidinhas com medo do exame da curva glicêmica. Medo de enjoar, de vomitar, medo do gosto ruim, etc etc...
Vou contar a minha experiência com relação a este procedimento...

Atualização em 26/02/14 - Negativo para diabetes gestacional. \o/


1° A minha opinião:

Cheguei no laboratório, tirei sangue, tomei o líquido, esperei 1hr.
Coletei mais uma amostra de sangue, esperei mais 1hr e coletei novamente. Foram 3 coletas de sangue.
.Não achei tão doce quanto diziam.
.Não senti vontade de vomitar. A única coisa que senti, foi após tomar o líquido comecei a suar, mas o clima aqui estava tão quente que pode ter sido isso. O nenem se mexia bastante, acho que ele não gostou de algo tão doce aquela hora da manhã rsrsrs pra ele ficar calminho, conversei, fiz carinho e dizia pra ele: -É filho, são coisas que a gente precisa fazer pra garantir o melhor pra ti! Como sempre, ele entendeu e td ficou numa boa.
.Tomei no guti-guti sem pensar duas vezes, se pensar muito não consegue tomar. Não é nem pelo gosto do líquido e sim pelo psicológico mesmo, de ter lido tantas vezes que tratava-se de um líquido 'nojento'.
A própria enfermeira disse: "-É nojento já estou avisando."
Não era bem assim!
Então pense em coisas boas, mentaliza e guti-guti sem pensar muito.
Tem gosto de Sprite, porém sem gás e um pouco mais doce.
A consistência é liquida, se beber logo após o preparo desce redondo, ainda mais se Vc estiver morrendo de fome rsrsrs
A moça prepara na hora, na sua frente, no meu caso precisei tomar dois copos.
Ela misturou um pó branco com água em um recipiente de laboratorio e serviu em copinho de água de escritóri, 2x.
.Não senti fome, consegui esperar as outras duas coletas sem estar louca de fome.

2° Poderia ser melhor? 

Sim!!! Por isso digo a Vcs que farão este exame, existem coisinhas bem simples mas que podem fazer uma baita diferença neste processo de coleta:
4a) Líquido Gelado!!! Me foi servido em temperatura ambiente, isso piora bastante o paladar, se fosse geladinho seria bem melhor aceito, não que o líquido seja ruim, não é, mas geladinho tudo desce melhor!
4b) Acesso Venoso!! Eu precisei furar o braço as 3 vezes em que coletei o sangue. Um acesso deixaria este exame tão mais confortável e menos dolorido! 
4c) Local Adequado: Além da paciência para ficar esperando a realização do exame, é muito importante que o laboratório ofereça um local para que Vc possa esperar com conforto o término e suas etapas. Pior que a dorzinha de furar o braço foi não ter um local apropriado para aguardar. Ficar mal sentada, enjoada, com calor e esse barrigão todo num local quente e mal instalada não é legal, portanto procure um laboratório que tenha um espaço específico para a realização deste exame em gestantes.

3° O que é a Curva Glicêmica?

A curva glicêmica é uma representação gráfica da forma como o açúcar se apresenta no sangue após a ingestão dos alimentos e demonstra a velocidade com que o carboidrato é consumido pelas células do sangue.

Especialmente na gravidez, a curva glicêmica indica se a mãe desenvolveu diabetes durante a gravidez. Alguns sites informam que este exame deve ser feito em torno da 20ª semana de gestação, no meu caso foi na 24ª semana. 
No caso positivo para uma diabetes, a mãe deverá seguir uma dieta rígida e após o parto é normal que nem a mãe nem o bebê mantenham o diabetes. 
Curva glicêmica: Ingere-se uma solução com 100 g de glicose e dosa-se nos tempos zero, 60, 120 e 180 minutos.
*Imagens retiradas da web.

4°  Orientações para o exame:

Alguns laboratórios citam 8 horas de jejum, eu precisei ficar 10hs sem comer nada, nada.

.Manter dieta habitual, sem restrição de carboidrato (massas, arroz, pães, doces) nas 72 horas que antecedem o exame;
.Não fazer esforço físico antes do exame (no mesmo dia do exame);
.O cliente deve evitar andar e não pode fumar ao longo da curva;
.A ingestão de qualquer tipo de alimento é proibida durante o exame;
.Não fazer uso de laxante na véspera do exame;
.Caso apresente diarréia no dia do exame, este deve ser prorrogado. O acompanhante de pacientes maiores de idade deverá permanecer na sala de espera durante a e realização do exame;
.A solução administrada durante o exame pode causar diarréia;
.Sempre informar medicações em uso e motivo do exame.

Agora é aguardar o resultado do exame e mais uma vez eu digo, é super tranquilo! Tudo pelos nossos Babys!! 
bjs!


0 comentários:

Postar um comentário